quinta-feira, 15 de abril de 2010

PROJETO DO LABORATÓRIO PARA 2010

COLÉGIO ESTADUAL DOMÍCIO DA GAMA

LABOTATÓRIO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA

PROJETO: TECNOLOGIAS INTEGRADAS NA AÇÃO PEDAGÓGICA

PÚBLICO ALVO: COMUNIDADE ESCOLAR

1- JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos a tecnologia vem crescendo e ocupando espaços cada vez maiores no cotidiano das pessoas. A escola, como um organismo vivo não poderia ficar inerte. A utilização da informática educativa vem em resposta a necessidade de mudanças e reestruturações pedagógicas. Essa nova tecnologia educacional entra em consonância com os parâmetros Curriculares nacionais que indicam como objetivos que os alunos devem ser capazes de saber utilizar diferentes fontes de , através de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos. Sammya Feitosa em seu livro Informática na Educação – Novas Ferramentas Pedagógicas para o professor da atualidade, capítulo 4, nos fala que os benefícios que podem vir do uso desta nova ferramenta educacional são muitos, entre eles o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, a cooperação, da concentração e das habilidades de comunicação e de estrutura lógica de pensamento.
Pensando neste contexto e no fato de que o laboratório de informática educativa do Colégio estadual Domício da Gama necessita estar sendo utilizadas por professores, alunos e comunidades este projeto procura romper com as dificuldades existentes na utilização deste espaço, para que se torne um ambiente inovador e colaborador do processo ensino-aprendizagem e inclusão digital.
2- DESCRIÇÃO: O presente projeto pretende contemplar ações que oportunizem a comunidade escolar perceber o papel das diferentes tecnologias nos setores da cultura contemporânea e de situar sua importância para a educação, compreendendo o potencial de cada uma delas e utilizando-as em sua prática pedagógica.
3- OBJETIVOS: Possibilitar a comunidade escolar, como um todo, meios para que adquiram competências para integrar as tecnologias existentes na escola em sua prática pedagógica.
4- FORMA DE PARTICIPAÇÃO:
. Compreender importância das diferentes tecnologias existentes para o desenvolvimento das diversas habilidades humanas, refletindo sobre as principais mudanças no papel do educador.
. Conscientização da necessidade do trabalho cooperativo entre coordenação pedagógica, professores, alunos e OT.
. Diagnostico da realidade dos professores frente à informática.
. Elaboração da política de uso do laboratório direcionada a alunos e professores.
. Utilizar o espaço do LTE para abrir ou pontuar reuniões pedagógicas durante o ano letivo, onde serão empregados os diversos recursos que o laboratório oferece.
. Inclusão digital por parte dos alunos, professores e comunidade.
. Inscrição nos cursos de atualização tecnológica promovidos pelo OT, bem como os oferecidos por outros meios.
. Desenvolver, durante as atividades realizadas, o senso crítico, a reflexão e a autonomia em busca de resolução de problemas.
. Uso da TV escola e dos Kits Mídias na prática pedagógica.
. Utilizar os recursos tecnológicos em especial a internet, como ambiente de pesquisa, busca de empregos, inscrições em cursos e outras realizadas por este meio.
. Oficinas no LTE ( sensibilização, internet, software educativos, inclusão digital etc)
. Confecção do Site ou blog da escola.
5-CRONOGRAMA DE DATAS:
Fevereiro/Março: Organização do LTE, diagnóstico da realidade da escola e planejamento das ações que serão realizadas no LTE.
Abril a Dezembro: inclusão digital de alunos e professores, oficinas, auxílio quanto ao uso das diferentes tecnologias existentes na escola no planejamento e projetos dos professores e coordenação pedagógica.

Sebastiana Lobo Silva Fortes
Orientadora Tecnológica

Nenhum comentário: