Este espaço tem como finalidade auxiliar os professores de minha escola no processo de utilização das ferramentas tecnológicas, divulgar projetos e atividades envolvendo as mídias da escola.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
CHARGES-OKÊ - PROFESSORAS DA REDE PÚBLICA
NOSSAS ALEGRIAS E DIFICULDADES DE SER PROFESSOR NOS DIAS DE HOJE.
8 comentários:
Anônimo
disse...
Nós consideramos que a educação atualmente nos traz tristezas e alegrias. Como tristezas podemos citar: falta de respeito dos alunos para com os professores; pouca motivação dos alunos para o desenvolvimento das atividades; Estatuto da Criança e do Adolescente, que apóia sempre a criança e o adolescente, que podem fazer o que quiserem e só quem é punido é o professor ( proteção sem limites da criança); apoio familiar à escola; salário insuficiente para aprimoramento cultural do professor ( para a compra de livros, revistas, cursos de especialização, etc); falta de incentivo para o aprimoramento constante do professor ; auxílio educação, auxílio transporte, vale-refeição. Como alegria consideramos o fato de estarmos trabalhando no que gostamos, trabalhando numa atividade escolhida, e tendo a consciência de que estamos fazendo o melhor possível , dentro da conjuntura social atual.
Dificultades: Desgovernácia, que nos obriga a mendigar horas extras, cargos comissionados e nos prostitruir educacionalmente, aceitando as mazelas sociais, familiares e culturais que vem de nossos alunos.
Alegria: Descobrir na falência educacional algum suspiro de "querer", quando um aluno, apesar dos pesares, alcança a sabedoria de ver que a escola não é apenas uma passagem e sim um caminhar.
Dificuldades: - sobrecarga do educador em ter que dar os principios de educação, de respeito, de moral,ou seja, fazer o papel que a família deveria fazer. - apatia dos alunos com sua situação atual e sem perpectivas quanto ao seu futuro. - falta de interesse sobre os conhecimentos, pois a maioria dos alunos acha que não vai interfirir no seu futuro. - salario insatisfatório. - alunos que estão matriculados só para não perder o bolsa-família
Alegrias do educador: - quando o aluno pratica a teoria dada no seu dia a dia. - quando voce sabe que algum aluno conseguiu entrar para uma Universidade. - quando o aluno se espelha em você e cursa disciplina que vc rege, na faculdade - quando eles se unem para fazer uma festa surpresa pra você. Gabriela e Cristina
- encontrar nossos alunos formados; - encontras ex-alunos trabalhando e que nos reconhecem em sua formação; - quando os alunos agradecem a aula dada; - quando nós percebemos a progressão e desenvolvimento de nossos educandos;
Dificuldades na Educação:
- a falta de valorização financeira e moral dos professores; - a falta de punição aos alunos; - a banalização do processo educativo; - a falta de apoio das autoridades e de grande parcela da sociedade no processo educativo; - a escola pública e gratuita deve ser para quem se interessa e não para os desinteressados ou os que tem outro interesse que não o conhecimento; - falta de participação dos pais na vida escolar dos alunos; - falta de princípios, como respeito, dados pela família aos alunos;
O cotidiano da sala de aula, inevitavelmente difere bastante de tudo aquilo que aprendemos no meio acadêmico. A prática educativa se desenvolve na interação entre o alunado e o Professor, com isto temos uma grande desilusão quando em sala fazemos toda uma programação de estudo da disciplina, e os alunos, em sua grande maioria, não se esforçam em apreender, ao contrário, buscam apenas formas diferentes para desafiar a paciência do professor. Existem também o lado bom de ser Professor, que está associado ao carinho daqueles que nos tratam como respeito e consideração. Cristiane Santos e Charles Quintiere
Ao mesmo tempo que a charge apresenta um tom de humor, ficamos desesperançosas com a realidade. A escola se apresenta como um ponto de encontro de pessoas com um mesmo objetivo que não é o estudo. O deboche, o descaso, a falta de educação e respeito, não nos assusta mais, porém nos desestimula muito. As ecolas com toda sua estrutura seja física e tecnológica não atrai esse público que embora conectado mas não alfabetizado, fator primordial para a dita inclusão social. Odaléia e Lúcia
Consideramos como algumas das dificuldades da nossa profissão o desrespeito do sistema a nossa formação e capacitação, quando criam leis e normas que levam o aluno à aprovação automática.Diante disso, a imagem do professor fica diminuída e com isso a baixa remuneração salarial passa a ser justificada pela "baixa produtividade". Outro fator negativo é a ausência da ajuda familiar, que pouco participa da vida escolar do aluno, dentro e fora da escola. Como louros da profissão, temos a felicidade de sermos eternos "aprendizes", pois a troca em sala de aula não se limita a conhecimentos, pois a diversidade de experiências trazidas pelos alunos nos permite buscar caminhos por onde eles retomarão o interesse pela aprendizagem.
Realidade dos professores, que reflete as falhas do sistema de ensino atual. Sem estrutura e atrelado uma política que não está preocupada com qualidade mas apenas com dados estatísticos que mostre os resultados esperados por "alguns". A esperança ainda sobrevive, por isso vamos tomar mais cuidado com o nosso voto pois existem alunos que valem a pena.
8 comentários:
Nós consideramos que a educação atualmente nos traz tristezas e alegrias. Como tristezas podemos citar: falta de respeito dos alunos para com os professores; pouca motivação dos alunos para o desenvolvimento das atividades; Estatuto da Criança e do Adolescente, que apóia sempre a criança e o adolescente, que podem fazer o que quiserem e só quem é punido é o professor ( proteção sem limites da criança); apoio familiar à escola; salário insuficiente para aprimoramento cultural do professor ( para a compra de livros, revistas, cursos de especialização, etc); falta de incentivo para o aprimoramento constante do professor ; auxílio educação, auxílio transporte, vale-refeição.
Como alegria consideramos o fato de estarmos trabalhando no que gostamos, trabalhando numa atividade escolhida, e tendo a consciência de que estamos fazendo o melhor possível , dentro da conjuntura social atual.
Maria Jerônimo e Monica Bastos
Dificultades:
Desgovernácia, que nos obriga a mendigar horas extras, cargos comissionados e nos prostitruir educacionalmente, aceitando as mazelas sociais, familiares e culturais que vem de nossos alunos.
Alegria:
Descobrir na falência educacional algum suspiro de "querer", quando um aluno, apesar dos pesares, alcança a sabedoria de ver que a escola não é apenas uma passagem e sim um caminhar.
Ana Barbosa e Rubem Gonçalves
Dificuldades:
- sobrecarga do educador em ter que dar os principios de educação, de respeito, de moral,ou seja, fazer o papel que a família deveria fazer.
- apatia dos alunos com sua situação atual e sem perpectivas quanto ao seu futuro.
- falta de interesse sobre os conhecimentos, pois a maioria dos alunos acha que não vai interfirir no seu futuro.
- salario insatisfatório.
- alunos que estão matriculados só para não perder o bolsa-família
Alegrias do educador:
- quando o aluno pratica a teoria dada no seu dia a dia.
- quando voce sabe que algum aluno conseguiu entrar para uma Universidade.
- quando o aluno se espelha em você e cursa disciplina que vc rege, na faculdade
- quando eles se unem para fazer uma festa surpresa pra você.
Gabriela e Cristina
Alegrias na Educação:
- encontrar nossos alunos formados;
- encontras ex-alunos trabalhando e que nos reconhecem em sua formação;
- quando os alunos agradecem a aula dada;
- quando nós percebemos a progressão e desenvolvimento de nossos educandos;
Dificuldades na Educação:
- a falta de valorização financeira e moral dos professores;
- a falta de punição aos alunos;
- a banalização do processo educativo;
- a falta de apoio das autoridades e de grande parcela da sociedade no processo educativo;
- a escola pública e gratuita deve ser para quem se interessa e não para os desinteressados ou os que tem outro interesse que não o conhecimento;
- falta de participação dos pais na vida escolar dos alunos;
- falta de princípios, como respeito, dados pela família aos alunos;
Prof(a): Ana Regina e Prof. Renato
O cotidiano da sala de aula, inevitavelmente difere bastante de tudo aquilo que aprendemos no meio acadêmico. A prática educativa se desenvolve na interação entre o alunado e o Professor, com isto temos uma grande desilusão quando em sala fazemos toda uma programação de estudo da disciplina, e os alunos, em sua grande maioria, não se esforçam em apreender, ao contrário, buscam apenas formas diferentes para desafiar a paciência do professor.
Existem também o lado bom de ser Professor, que está associado ao carinho daqueles que nos tratam como respeito e consideração.
Cristiane Santos e Charles Quintiere
Ao mesmo tempo que a charge apresenta um tom de humor, ficamos desesperançosas com a realidade. A escola se apresenta como um ponto de encontro de pessoas com um mesmo objetivo que não é o estudo. O deboche, o descaso, a falta de educação e respeito, não nos assusta mais, porém nos desestimula muito. As ecolas com toda sua estrutura seja física e tecnológica não atrai esse público que embora conectado mas não alfabetizado, fator primordial para a dita inclusão social.
Odaléia e Lúcia
Consideramos como algumas das dificuldades da nossa profissão o desrespeito do sistema a nossa formação e capacitação, quando criam leis e normas que levam o aluno à aprovação automática.Diante disso, a imagem do professor fica diminuída e com isso a baixa remuneração salarial passa a ser justificada pela "baixa produtividade".
Outro fator negativo é a ausência da ajuda familiar, que pouco participa da vida escolar do aluno, dentro e fora da escola.
Como louros da profissão, temos a felicidade de sermos eternos "aprendizes", pois a troca em sala de aula não se limita a conhecimentos, pois a diversidade de experiências trazidas pelos alunos nos permite buscar caminhos por onde eles retomarão o interesse pela aprendizagem.
Professoras Maria Regina e Elaine.
Realidade dos professores, que reflete as falhas do sistema de ensino atual. Sem estrutura e atrelado uma política que não está preocupada com qualidade mas apenas com dados estatísticos que mostre os resultados esperados por "alguns".
A esperança ainda sobrevive, por isso vamos tomar mais cuidado com o nosso voto pois existem alunos que valem a pena.
Eduardo Marinho
Postar um comentário