quarta-feira, 13 de outubro de 2010

AULA DO DIA 7/10 - Módulo 3

Atividades do Módulo 3 da Professora Elaine.
Módulo 3

Atividade 1 – Passos 1 a 5 Principais descobertas e Invenções) pag. 35 a 36

1.Penicilina(1928) , computador(1941), a estrutura do DNA(1953), telefone celular(1947 – No Brasil, 1990) e Internet(1983).
Acredito que todas essas descobertas e invenções, no seu devido momento, causaram grande impacto no mundo. Mas, sem dúvida, foi o computador que mudou a vida das pessoas e permitiu novas descobertas.

2.Internet – Impactos positivos: a globalização, a rapidez na busca de informações e o direcionamento nas pesquisas.
Impactos negativos: o perigo do acesso de informações pessoais por terceiros, o contato com pessoas que não conhecemos bem, o plágio de trabalhos.

3.Se a internet não existisse, continuaríamos levando mais tempo para nos informar sobre os acontecimentos do mundo; as pesquisas não seriam tão direcionadas; não nos comunicaríamos com tantas pessoas das diversas partes do mundo.

4. Não. Acredito que todas as invenções e descobertas têm as suas devidas necessidades, embora, às vezes, traga consequências desagradáveis.

5.Ocorreu um aprofundamento no conhecimento de determinado objeto estudado. As primeiras perguntas ajudaram a discutir as perguntas finais através do conhecimento adquirido e da análise crítica dos objetos estudados.


Atividade 2: Promovendo a Cooperação; Atingindo Objetivos de aprendizagem – pag. 37
Competitivamente
Vantagens: O aluno dedica-se mais na conquista de um objeto e quer sempre saber mais para ser o melhor.
Desvantagens: Não permite que os alunos ajudem-se e aprendam a trabalhar em equipe.

Individualmente
Vantagens: Poder avaliar o que cada aluno aprendeu de fato com maior facilidade.
Desvantagens: Alunos que apresentam dificuldades podem ficar desmotivados a prosseguir no processo de aprendizagem.

Cooperativamente
Vantagens:Os alunos ajudam-se e aprendem a trabalhar em equipe.
Desvantagens: A dificuldade individual pode passar despercebida, além de alunos acomodados n

Prefiro o modo cooperativo porque há uma troca de conhecimento entre os alunos, além de uma ajuda mútua no esclarecimento de dúvidas que surgem no processo de aprendizagem.
No caso do aluno tímido, é mais fácil ele pedir ajuda a um colega do que ao professor.

Atividade 3: Formando Grupos ou Pares de cooperação - pagina 37

Prefiro deixar que eles mesmos formem os grupos, pois desta forma não podem alegar que deixaram de fazer um trabalho por causa de um determinado componente escolhido pelo professor. Além disso, acredito que quando existe afinidade entre os alunos, eles têm sucesso no resultado do trabalho.

Atividade 4: Mediando a Cooperação – pag. 38
Pelos próprios alunos...
Vantagens:Há uma maior integração, pois eles possuem uma maior afinidade.
Desvantagens:O aluno desinteressado pode acomodar-se e deixar que os outros façam o trabalho por ele, além de não promover uma integração maior com outros alunos da turma.

Por designação aleatória
Vantagens:Melhora a integração da turma.
Desvantagens:Pode juntar em um mesmo grupo alunos que apresentam maior dificuldade de aprendizagem.

Pelo professor
Vantagens:Poder formar grupos com alunos de diferentes níveis de aprendizagem, o que resulta na equiparação dos grupos.
Desvantagens:Problemas de relacionamento podem dificultar no desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Prefiro deixar que eles mesmos formem os grupos, pois desta forma não podem alegar que deixaram de fazer um trabalho por causa de um determinado componente escolhido pelo professor. Além disso, acredito que quando existe afinidade entre os alunos, eles têm sucesso no resultado do trabalho.

Atividade 4: Mediando a Cooperação – pag. 38
Conflito 3 – Um aluno é tímido e não quer falar:

Penso que devemos respeitar o jeito de ser de cada aluno. Nesse caso, obrigar o aluno a falar pode criar uma situação de estresse e seu rendimento não será bom, mesmo sabendo muito bem aquilo que pesquisou. Acho que devemos deixá-los determinar as tarefas do grupo ou, se todos tiverem que falar, que o aluno tímido sinta-se à vontade para falar somente quando desejar.

Atividade 5: Refletindo sobre o módulo 3.

1.Acho que, trabalhando com pesquisas, há uma exploração maior de qualquer assunto, pois os alunos buscam a informação. Além disso, o questionamento sobre o objeto de estudo pode aprofundar o pensamento crítico.
2. Procuro deixar que eles desenvolvam atividades em duplas ou em grupo. Com isso, todos se envolvem e participam do processo de aprendizagem, colaborando com aqueles que apresentam maiores dificuldades.

Atividade 6: Resumo do módulo 3

Nesse módulo foram realizadas atividades que possibilitam aos alunos o desenvolvimento de pensamentos mais aprofundados, através do trabalho de pesquisa e em equipe.
Os pontos principais abordados nesse módulo são:
a) a compreensão de como cultivar nos alunos a capacidade de pensar de uma maneira mais aprofundada e crítica; e
b) o desenvolvimento de habilidades para promover e facilitar a colaboração.

7 comentários:

Anônimo disse...

CONCORDO COM O FATO DE RESPEITAR A TIMIDEZ DO ALUNO.DEIXAR O ALUNO TRABALHAR INDIVIDUALMENTE É UMA FORMA DE NÃO EXCLUÍ-LO DA ATIVIDADE.QUANDO PERCEBO ESSA TIMIDEZ, PROCURO FAZER COM QUE A TURMA OU PARTE DELA, BUSQUE O ENVOLVIMENTO DESTE ALUNO, INTEGRANDO-O PARA QUE ELE SE SINTA MAIS À VONTADE PARA TRABALHAR EM GRUPO. ANA REGINA.

Anônimo disse...

EM RELAÇÃO ÀS PRINCIPAIS DESCOBERTAS IMPACTANTES DOS ÚLTIMOS 100 ANOS (MÓDULO 3,ACRESCENTARIA OS SATÉLITES, A FIBRA ÓPTICA(1955) E A DESNECESSÁRIA E DESTRUTIVA BOMBA ATÔMICA EM 1945.SEI QUE A ENERGIA NUCLEAR NÃO SE APLICA SOMENTE NA CONFECÇÃO DAS BOMBAS, MAS EU PREFERIRIA QUE ELA NÃO EXISTISSE, MESMO SEM REALIZAR EXAMES DE TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA,DO QUE CONVIVER COM O RISCO DE SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS DO QUE OCORREU NO JAPÃO EM HIROSHIMA.ANA REGINA.

Anônimo disse...

Maria Jerônimo Disse:
MÓDULO 3

DESENVOLVENDO PENSAMENTO CRÍTICO E COLABORAÇÃO

Passo 1:

Entre as invenções científicas e tecnológicas dos últimos 100anos que tiveram maior impacto positivo sobre as pessoas e a história foram:

1º ) A fundação da primeira universidade do mundo, em Bolonha, na Itália, no ano de 1150. A criação da instituição dá à Europa o impulso intelectual que desembocaria no Renascimento no século XVI, e na Revolução Científica, entre os séculos XVI e XVII.

2º ) A criação dos Algarismos Arábicos pelo matemático italiano Leonardo Fibonacci, no ano de 1202. Ele troca os incômodos algarismos romanos pelos arábicos. A facilidade que isso trouxe para os cálculos resultaria no avanço da álgebra e, por conseqüência, da tecnologia.

3º) A imprensa
A impressão com tipos móveis se originou na China, entre 1041 e 1048. Mas foi o alemão Johannes Gutenberg ( 1400- 1468) quem criou os tipos fundidos em metal e a tinta que aderia ao papel. Naquele ano, ele imprimiu a “Bíblia”, em latim, em Mainz, na Alemanha.

4º ) Células (1637)

O físico inglês Robert Hooke (1635-1702) publica os primeiros desenhos de células observadas ao microscópio, disparando as pesquisas sobre as unidades fundamentais da vida.


5º ) O automóvel forneceu de forma ampla capacidades crescentes de transporte para um membro comum das sociedades ocidentais na primeira metade do século, espalhando-se ainda mais com o passar do tempo. O desenvolvimento urbano por quase todo o Ocidente focou no transporte por carro. O carro tornou-se um símbolo máximo da sociedade moderna, com estilos de carro que expressam o estilo de vida de seus donos

6º Avanços em medicina, como a invenção do antibiótico, diminuiram sensivelmente o número de pessoas que morreram por doença.
7º Drogas contraceptivas e transplante de órgãos foram desenvolvidos. A descoberta das moléculas de ADN e o advento da biologia molecular permitiu a clonagem e a engenharia genética.

Há muitas outras invenções importantes,mas estas foram as escolhidas.
Passo 2:
A invenção da imprensa, por Johann Gutenberg na Mongúcia em cerca de 1450, facilita a reprodução das informações e permite acesso ao conhecimento para um número cada vez maior de pessoas.
Com a invenção da imprensa passamos do manuscrito ao papel impresso.
A utilização do papel permitiu um aumento considerável na produção e reprodução de livros e documentos, influenciando assim a maneira de pensar e agir da humanidade.(LIMA,G.A.B.& PINTO,Liliam P. & LAIA,Marconi M. de in
www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article)

Como podemos verificar a invenção da imprensa foi uma das maiores invençoes de todos os tempos. È graças à essa invenção que estamos lendo agora,podemos ler as nossas histórias preferidas, podemos ir às livrarias e comprarmos o livro que queremos, estudar e etc.
Não consigo imaginar os dias atuais sem essa invenção. Não consigo imaginar a minha vida sem livros.
Considero todas as invenções importantes,mesmo aquelas que são usadas indevidamente, pois a culpa não é de quem a inventou.

Maria Jerônimo

Anônimo disse...

Maria Jerônimo Disse:
RESUMO DO MÓDULO 3

Passo 1-O que você realizou neste módulo?Liste as suas idéias e a de seus colegas.
R:Neste módulo aprendi que devemos ,como educadores, desenvolver a habilidade de pensar criticamente. Devemos conhecer os processos que ajudarão os nossos alunos a se tornarem pensadores críticos. Ao falar de um conteúdo, estudando seus pressupostos, porque traz vantagebsdevemos indagar sobre o mesmo, afim de mostrar aos alunos que não se deve aceitar determinados conceitos como verdades absolutas. Há, portanto, conhecimentos que podem ser discutidos, questionados, verificando-se outras hipóteses.
O ensino e aprendizagem do século XXI encorajam os alunos a expor seu pensamento, não ter medo de mostrar o que pensa sobre o conhecimento que está adquirindo.Se nossos alunos não são tão proficientes no ato de pensar,é porque não estamos trabalhando essa habilidade como deveríamos.
Neste módulo, aprendi, ainda a utilizar a internet para fazer pesquisas, como foi o caso da pesquisa sobre as invenções e seus impactos positivos e negativos sobre a sociedade.
Ajudar cada aluno a desenvolver as habilidades de competir, trabalhar individualmente e em grupo é muito importante porque traz vantagens para alcançarmos nossos objetivos de aprendizagem. Promover a cooperação entre o grupo é imprescindível, já que possibilita trabalhar em grupo, discutindo idéias, procurando soluções e desenvolvendo seu pensamento, aprofundando os conhecimentos adquiridos.
Os grupos são formados de acordo com os interesses, amizades, afinidades , assim todos trabalham satisfeitos.
Na minha sala de aula,para que essas habilidades sejam desenvolvidas, proporciono o trabalho em grupo e a realização de atividades cotidianas em dupla.Dessa forma, eles trocam idéias e sedenvolvem o pensamento crítico.

Anônimo disse...

Gabriela Disse:
Neste módulo aprendemos como prender a atenção do aluno um nos outros, como fazê-los trabalhar em grupo, como respeitarem uns aos outros, tentando inserir as tecnologias neste contexto como auxiliar, pois cada 2 alunos que precisem utilizar o mesmo computador, estarão formando grupos.
Gabi

Anônimo disse...

Maria Jerônimo disse:
Neste módulo aprendi que devemos ,como educadores, desenvolver a habilidade de pensar criticamente. Devemos conhecer os processos que ajudarão os nossos alunos a se tornarem pensadores críticos. Ao falar de um conteúdo, estudando seus pressupostos, porque traz vantagens e devemos indagar sobre o mesmo, afim de mostrar aos alunos que não se deve aceitar determinados conceitos como verdades absolutas. Há, portanto, conhecimentos que podem ser discutidos, questionados, verificando-se outras hipóteses.
O ensino e aprendizagem do século XXI encorajam os alunos a expor seu pensamento, não ter medo de mostrar o que pensa sobre o conhecimento que está adquirindo.Se nossos alunos não são tão proficientes no ato de pensar,é porque não estamos trabalhando essa habilidade como deveríamos.
Neste módulo, aprendi, ainda a utilizar a internet para fazer pesquisas, como foi o caso da pesquisa sobre as invenções e seus impactos positivos e negativos sobre a sociedade.
Ajudar cada aluno a desenvolver as habilidades de competir, trabalhar individualmente e em grupo é muito importante porque traz vantagens para alcançarmos nossos objetivos de aprendizagem. Promover a cooperação entre o grupo é imprescindível, já que possibilita trabalhar em grupo, discutindo idéias, procurando soluções e desenvolvendo seu pensamento, aprofundando os conhecimentos adquiridos.
Os grupos são formados de acordo com os interesses, amizades, afinidade, assim todos trabalham satisfeitos.
Na minha sala de aula, para que essas habilidades sejam desenvolvidas, proporciono o trabalho em grupo e a realização de atividades cotidianas em dupla. Dessa forma, eles trocam idéias e se desenvolvem o pensamento crítico.

Ana Barbosa disse...

O uso das tecnologias é necessário, só que infelizmente o ser humano ainda não tem discernimento para perceber até que ponto podemos ou não usá-la sem que prejudiquemos a nós, aos nossos iguais, ao ambiente que nos cerca e principalmente, aos nossos ideias práticos.