Este espaço tem como finalidade auxiliar os professores de minha escola no processo de utilização das ferramentas tecnológicas, divulgar projetos e atividades envolvendo as mídias da escola.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
AULA DIA 04/11 - MÓDULOS 9 E 10
RESUMO DOS MÓDULOS 9 E 10.
1) O QUE VOCÊ REALIZOU NO MÓDULO 9 ? QUAIS SÃO OS PONTOS PRINCIPAIS ABORDADOS NESTE MÓDULO?
O QUE VOCÊ REALIZOU NO MÓDULO 10 ? QUAIS SÃO OS PONTOS PRINCIPAIS ABORDADOS NESTE MÓDULO?
8 comentários:
Elaine Lourenzo
disse...
Modulo 9: Foram realizadas atividades eletivas, usando as habilidades em planilhas para criar materiais de apoio que podem ser utilizados em sala de aula.
Módulo 10: Nesse módulo foram desenvolvidas estratégias para promover as habilidades de escuta e fala, instrução, observação e monitoramento, questionamento, motivação e intervenção. Além disso, o professor ainda ganha um melhor entendimento do processo de aceitação de mudanças.
R:Eu gostaria de aprender mais sobre as planilhas para fazer inventário de sala de aula, pois desse modo fica mais fácil administrar e cuidar do que temos em sala. A planilha de mapa de sala também é muito útil, pois pode-se fazer uma e amplia-la, colando-a no mural para que os alunos a vejam e sentem-se nos seus devidos lugares,sem criar confusão com os outros. O gráfico de barras é importante na hora em que estamos explicando um determinado assunto e precisamos fazer comparações.Outra planilha que quero aprender a fazer é a de cadastro de alunos, pois numa planilha podemos ter vários dados dos alunos. Todas essas informações são importantíssimas para o trabalho do professor e podem melhorar muito a prática pedagógica.
RESUMO DO MÓDULO 9 Neste módulo fiz planilha de notas dos alunos de uma turma. As orientações foram muito importantes porque este tipo de planilha facilita a vida do professor, quando não precisamos ficar fazendo somatório em calculadora. Quando inserimos as notas , o somatório do programa já mostra o total e o que é melhor , sem erros. Neste módulo, os pontos principais foram as planilhas, os gráficos de barras e o trabalho no excel. Maria Jerônimo
RESUMO DO MÓDULO 10
1- O que você realizou neste módulo?
Neste módulo discutimos a questão do desenvolvimento da competência de ouvir e falar e o quanto é importante para o professor em desenvolver estas competências . Por exemplo, quando estou falando com o aluno ou com os alunos é necessário que olhemos para quem está falando.Quando ouço com atenção o que o outro está dizendo, ele se sente mais à vontade e começa a participar mais da aula.Compartilhar os conhecimentos adquiridos,questionando-os é muito gratificante para todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Vimos a importância do professor saber o que está acontecendo em sua sala de aula, sabendo o que o aluno está fazendo,perguntar, intervir, reconhecer o esforço do aluno, incentiva-lo a buscar mais informações sobre o assunto estudado. Aprendemos que a habilidade de questionar é importantíssima,mas temos que saber a hora mais apropriada para os questionamentos e deixar os alunos questionarem também,deixar que se exponham. Aprendemos o quanto o elogio ajuda a cultivar o interesse dos alunos ,entretanto, a motivação nos dá melhores resultados, pois não vem embutido julgamento,fomenta a autonomia promove a aceitação de que não somos perfeitos entre outras habilidades.
No módulo 9 trabalhamos com diversas planilhas: inventário de sala,plano de assentos, gráfico de barras e cadastro de alunos. Desenvolvemos atividades voltadas ao conhecimento do excel; eu ainda tenho dificuldade em usar esse programa. No módulo 10 aprendemos um pouco mais acerca das habilidades de mediação para o século XXI. Desenvolvemos atividades com o objetivo de promover habilidades como ouvir e falar, dar instruções, observar, questionar e motivar para a aprendizagem.
São as abordagens do século XXI, isto é, o professor precisa elogiar e motivar seus alunos, precisa aprender a se relacionar melhor com eles, manter uma relação de confiança. Com isso está motivando seus alunos, faz com que tenham maior auto-estima, acreditem mais neles.
Resumo do módulo 9: Aqui continuamos com as planilhas, mas tivemos que inserir gráficos. Parecia muito complicado, mas no final foi fácil. A apresentação ficou legal!!
Módulo 9: Complementei os estudos do módulo 8, sobre Excel, através da elaboração de planilhas que possam a vir nos ajudar no ambiente escolar. Além de aprender como se faz um gráfico de forma simples e rápida, utilizando o programa Excel.
Módulo 10: Este módulo aborda a mediação a partir das habilidades do ouvir, falar, questionar, motivar, e outras. E como fazer intervenções.
Este módulo foi necessário para adquirirmos habilidades no desenvolvimento de planilhas que podem ser utilizadas como apoio em sala de aula ou no ambiente administrativo escolar.
Módulo 9:neste módulo aprendi a utilizar a planilha.Os recursos do excel, particularmente eu pensei que fossem que fossem mais fáceis.Não me identifiquei muito com esta ferramenta, mas consegui realizar as propostas. Módulo 10:Neste módulo foram tratados temas que proporcionam o bom andamento das aulas como a instrução bem dada, a observação do andamento das atividades e do comportamento dos alunos, a hora de ouvir e falar, questionar, responder, motivar a aula,monitorar e até intervir quando necessário, que só vem a acrescentar no nosso trabalho.
8 comentários:
Modulo 9: Foram realizadas atividades eletivas, usando as habilidades em planilhas para criar materiais de apoio que podem ser utilizados em sala de aula.
Módulo 10: Nesse módulo foram desenvolvidas estratégias para promover as habilidades de escuta e fala, instrução, observação e monitoramento, questionamento, motivação e intervenção. Além disso, o professor ainda ganha um melhor entendimento do processo de aceitação de mudanças.
Maria Jerônimo disse:
Refletindo sobre o módulo 9
R:Eu gostaria de aprender mais sobre as planilhas para fazer inventário de sala de aula, pois desse modo fica mais fácil administrar e cuidar do que temos em sala. A planilha de mapa de sala também é muito útil, pois pode-se fazer uma e amplia-la, colando-a no mural para que os alunos a vejam e sentem-se nos seus devidos lugares,sem criar confusão com os outros. O gráfico de barras é importante na hora em que estamos explicando um determinado assunto e precisamos fazer comparações.Outra planilha que quero aprender a fazer é a de cadastro de alunos, pois numa planilha podemos ter vários dados dos alunos.
Todas essas informações são importantíssimas para o trabalho do professor e podem melhorar muito a prática pedagógica.
RESUMO DO MÓDULO 9
Neste módulo fiz planilha de notas dos alunos de uma turma. As orientações foram muito importantes porque este tipo de planilha facilita a vida do professor, quando não precisamos ficar fazendo somatório em calculadora. Quando inserimos as notas , o somatório do programa já mostra o total e o que é melhor , sem erros.
Neste módulo, os pontos principais foram as planilhas, os gráficos de barras e o trabalho no excel.
Maria Jerônimo
RESUMO DO MÓDULO 10
1- O que você realizou neste módulo?
Neste módulo discutimos a questão do desenvolvimento da competência de ouvir e falar e o quanto é importante para o professor em desenvolver estas competências . Por exemplo, quando estou falando com o aluno ou com os alunos é necessário que olhemos para quem está falando.Quando ouço com atenção o que o outro está dizendo, ele se sente mais à vontade e começa a participar mais da aula.Compartilhar os conhecimentos adquiridos,questionando-os é muito gratificante para todos os envolvidos no processo de aprendizagem.
Vimos a importância do professor saber o que está acontecendo em sua sala de aula, sabendo o que o aluno está fazendo,perguntar, intervir, reconhecer o esforço do aluno, incentiva-lo a buscar mais informações sobre o assunto estudado. Aprendemos que a habilidade de questionar é importantíssima,mas temos que saber a hora mais apropriada para os questionamentos e deixar os alunos questionarem também,deixar que se exponham.
Aprendemos o quanto o elogio ajuda a cultivar o interesse dos alunos ,entretanto, a motivação nos dá melhores resultados, pois não vem embutido julgamento,fomenta a autonomia promove a aceitação de que não somos perfeitos entre outras habilidades.
No módulo 9 trabalhamos com diversas planilhas: inventário de sala,plano de assentos, gráfico de barras e cadastro de alunos. Desenvolvemos atividades voltadas ao conhecimento do excel; eu ainda tenho dificuldade em usar esse programa.
No módulo 10 aprendemos um pouco mais acerca das habilidades de mediação para o século XXI. Desenvolvemos atividades com o objetivo de promover habilidades como ouvir e falar, dar instruções, observar, questionar e motivar para a aprendizagem.
Monica Bastos, 11 de novembro de 2010.
maria Regina disse:
Estou aprendendo.
Gabriela disse:
Resumo do módulo 10:
São as abordagens do século XXI, isto é, o professor precisa elogiar e motivar seus alunos, precisa aprender a se relacionar melhor com eles, manter uma relação de confiança. Com isso está motivando seus alunos, faz com que tenham maior auto-estima, acreditem mais neles.
Resumo do módulo 9:
Aqui continuamos com as planilhas, mas tivemos que inserir gráficos. Parecia muito complicado, mas no final foi fácil. A apresentação ficou legal!!
Módulo 9: Complementei os estudos do módulo 8, sobre Excel, através da elaboração de planilhas que possam a vir nos ajudar no ambiente escolar. Além de aprender como se faz um gráfico de forma simples e rápida, utilizando o programa Excel.
Módulo 10: Este módulo aborda a mediação a partir das habilidades do ouvir, falar, questionar, motivar, e outras. E como fazer intervenções.
Este módulo foi necessário para adquirirmos habilidades no desenvolvimento de planilhas que podem ser utilizadas como apoio em sala de aula ou no ambiente administrativo escolar.
Módulo 9:neste módulo aprendi a utilizar a planilha.Os recursos do excel, particularmente eu pensei que fossem que fossem mais fáceis.Não me identifiquei muito com esta ferramenta, mas consegui realizar as propostas.
Módulo 10:Neste módulo foram tratados temas que proporcionam o bom andamento das aulas como a instrução bem dada, a observação do andamento das atividades e do comportamento dos alunos, a hora de ouvir e falar, questionar, responder, motivar a aula,monitorar e até intervir quando necessário, que só vem a acrescentar no nosso trabalho.
Ana Regina.
Postar um comentário